14 out
2013
#Bloggers4fit: Pilates
   Por: Ste Costa

Eu morria de vontade de fazer uma aula experimental de Pilates, aí surgiu a oportunidade na Unique Spa e não pensei duas vezes! É, a nossa clínica amada e super parceira na hora de acabar com as gordurinhas também conta com um espaço bem equipado e profissionais super atenciosos para a prática do Pilates.

 

Antes da aula, tive uma conversa inicial com a Lídice Silva, fisioterapeuta que me acompanhou durante os exercícios, e ela me explicou muito sobre a história do Pilates, benefícios, além de perguntar as minhas possíveis limitações. Eu não sabia que o método havia sido desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, em 1920, numa tentativa de se tornar fisicamente mais forte devido a doenças que sofria desde a infância. Ele mesmo criou os aparelhos e os exercícios baseados  no fortalecimento muscular e alongamento.

 

 

Aparelhos como o cadillac, reformer, chair, ladder barrel, wall unit além de molas, bolas e vários outros equipamentos são usados para os mais diversos exercícios que trabalham não apenas um músculo (como na musculação), mas grandes grupos musculares. Aprendemos uma respiração bem específica e o abdômen deve estar sempre contraído.

 

Ao contrário do que parece, o Pilates é bem puxado! Meu alongamento é péssimo, então confesso que sofri um pouco nesses tipos de exercício. Me sai melhor nos de força, mas percebi que é muito diferente de tudo que estou acostumada a fazer.

 

 

Sempre escuto falar a expressão “consciência corporal” quando se referem ao Pilates e ela realmente o define muito bem. Você precisa estar super concentrado em todos os detalhes do corpo e da respiração, só assim a sua execução será a mais perfeita possível.

 

Segundo a Lídice, Pilates não tem idade nem contra indicação. É uma prática completamente adaptável às suas necessidades, por isso as aulas são individuais ou em grupos de até três pessoas. Meu chefe, desde que foi diagnosticado com 2 hérnias (ele tem a minha idade hein!), precisou parar a musculação e acabou virando um “pilateiro” apaixonado ehehehe. Ele sempre me conta as peripécias que apronta por lá e comenta que muitas vezes fica mais dolorido do que quando fazia musculação.

 

Super indico! Preciso organizar melhor a minha rotina para incorporar mais essa atividade a ela. Com certeza vai me fazer muito bem. ;)

 

Para quem se interessou, o Studio de Pilates da Unique Spa fica na Av. Conselheiro Furtado, 1710. Fone: 3222-6262.

 

Bjo, bjo!

 

 

Gostou? Deixe um recadinho!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>