19 jul
2013
Conteúdo Saudável: o que comer na praia
   Por: Ste Costa

Opa, peraí, a tag Conteúdo Saudável não entra sempre no início da semana?? Tem algo de errado aqui! Não, não, eu explico! O tema de hoje tem tudo a ver com quem está arrumando as malas para curtir o verão! A nossa querida nutricionista Thaisa Luz vai falar um pouco sobre alimentação para a praia com direito a duas receitinhas deliciosas e super práticas no final! ♥

Então, papel e caneta na mão e vamos nos cuidar hein? Nada de jacar no fim de semana! Bjo, bjo!

Chegou a estação que a maioria dos brasileiros gostam: VERÃO! E aqui no Pará ainda temos o privilégio de ter sol durante quase o ano todo! O fim de semana chega e todos já se preparam para curtir, seja em praia de água doce, salgada, igarapé (muito comum na região) ou até mesmo em uma piscininha.

Só que muita curtição nos faz esquecer, na maioria das vezes, o cuidado com o bem estar e a saúde. O post de hoje vai ajudar as meninas e os meninos de como se precaver dos excessos e passar o mês das férias saudável, com a cara do verão! ;)

 

Nesta estação, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso, é necessário realizar algumas adaptações nos hábitos alimentares. Frutas, verduras, legumes, peixes e água não podem faltar pra quem deseja uma alimentação leve e saudável, pois esses alimentos favorecem a digestão.

Uma vitamina importante é a vitamina C! Ela age como um dos melhores antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, deixando o organismo mais saudável, as células protegidas e, de quebra, previne contra o envelhecimento. As fontes de vitamina C são frutas cítricas (laranja, limão, caju, acerola, morango) e vegetais, como o tomate, mas, principalmente, os verdes escuros (pimentão, couve, agrião, espinafre). Além disso, a vitamina C ajuda na absorção do ferro proveniente das proteínas, como carnes bovinas.

 

A exposição ao sol ajuda o organismo a produzir vitamina D se for tomado em doses moderadas e no horário adequado (até as 10h da manhã e depois das 16h). Todos nós estamos cansados de saber que a exposição indevida pode causar alguns danos e malefícios, como o câncer, desidratação, manchas na pele, entre outros, por isso, não se esqueça do filtro solar e chapéu. Dentre suas funções, a vitamina D vai proteger as células da pele e ajudar na absorção de Cálcio na dieta. Algumas fontes dessa vitamina, que também pode ser adquirida pela alimentação, são os ovos, leite e peixes, que são ricos em ômega 3.

A água é primordial para essa época. Lembrem-se: estado de sede já é considerado desidratação! Mantenha sempre em mãos uma garrafinha com água, principalmente se estiver na praia. Aposte também na água de coco, rica em nutrientes que, além de deixar o organismo hidratado, ajudam na manutenção das células e tecidos. As frutas que apresentam maior teor de água são a melancia, melão, abacaxi, pêra, laranja, tangerina, carambola, morangos, uvas, coco, etc.

 

Tome cuidado com os alimentos consumidos na praia! A exposição ao calor faz com que o produto se torne um ambiente propício para a proliferação de bactérias e, por isso, todo cuidado é pouco com ostras, camarões, sanduíches ou saladas de frutas vendidos sem que se saiba a procedência.

E só para ressaltar: nem todos os líquidos ajudam a hidratar. As bebidas alcoólicas, entre elas, as cervejinhas e destilados, têm efeito contrário no organismo, pois não satisfazem a necessidade de água e ainda provocam a perda de nutrientes pela urina. Para aqueles que não abrem mão de consumir, a dica é ingerir essas bebidas com moderação, intercaladas com água e sucos, a fim de evitar a desidratação. Os refrigerantes também devem ser evitados.

 

Para ficar saudável também no verão, abaixo segue uma receitinha de um Suco Verde e um Sanduiche Natural, simples e deliciosos, com muitos nutrientes e antioxidantes:

 

Pronto! Agora é só degustar e pegar uma onda esperta, mas cuidado com o jacaré!

Gostaram das dicas? Fiquem a vontade para sugerir novos temas!

Gostou? Deixe um recadinho!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>